sábado, 15 de outubro de 2016

O MISTERIOSO CASO DE STYLES - AGATHA CHRISTIE

Publicado em 1920 o Misterioso caso de styles  não é somente o primeiro livro  em que o famosíssimo detetive belga, ícone na literatura policial, Hercule Poirot , aparece mas também o primeiro livro de Agatha Christie  que futuramente se tornaria a rainha do crime. Quem gosta de literatura policial já deve ter lido pelo menos uma história com o homenzinho de cabeça em formato de ovo e confia somente em suas células cinzentas para resolver um caso. 

Esse romance é narrado em primeira pessoa , pelo capitão Arthur Hastings, braço direito de Poirot em praticamente todas as aventuras. A história é ambientada em uma enorme e isolada casa no campo, na qual Capitão Hastings fica hospedado, junto com outros inúmeros hóspedes, através de um convite de um amigo antigo, John Cavendish. Então, no meio de uma das noites, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta na sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. Para adicionar mais mistério ao caso, uma fórmula digna de Christie, as portas do quarto estavam trancadas por dentro e apesar de indicar que tudo foi uma morte natural, o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Obviamente , todos os hóspedes da velha mansão, inclusive o segundo esposo e os enteados John e Lawrence da falecida Sra.  Inglethorp  tinham motivos para matá-la, e nenhum deles possui um álibi convincente.

Por um acaso, Hercule Poirot está hospedado em uma vila próxima a Styles e então Hastings aconselha John a pedir ao belga para investigar o caso, pois sabe que ele será discreto e chegará a verdade a qualquer custo.O intrigante deste livro é que vamos recebendo as informações da investigação de Poirot abertamente, e mesmo assim, fica complicado distinguir as pistas reais para desvendar o caso de pequenas distrações inseridas no contexto que não nos levam a nada. Ficamos tão perdidos quanto o narrador  - Hastings - com as afirmações e conjeturas de Poirot.

A complexidade do enredo é muito grande: temos vários suspeitos , os quais escondem as informações sobre suas próprias vidas, dificultando a vida de Poirot .
Aparece neste livro também o inspetor Japp, figurinha marcada em vários livros da autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Poço Branco (RN): Mercadinho e Padaria Aliança tem Promoção pra você!

  Bom dia Cliente Amigo! PROMOÇÃO DE HOJE!  *BOLACHINHA AMANTEIGADA R$ 0.99* Super deliciosa e macia 😋  Corre para a Padaria e ...