terça-feira, 16 de julho de 2024

Rio Grande do Norte: Mártires de Cunhau

Em 16 de julho de 1645, quando começavam as primeiras lutas contra os holandeses no Nordeste ocorreu um massacre de luso-brasileiros no Engenho Cunhaú, no Rio Grande (como, então, era chamado o Rio Grande do Norte). A região estava, desde 1630, sob domínio holandês, assim como boa parte do Nordeste concentrando-se na área de produção açucareira.  A partir de 1644 teve início o movimento para expulsão dos holandeses, tradicionalmente chamado de Insurreição Pernambucana (a historiografia recente propõe o termo Restauração). Foi nesse contexto que ocorreu o massacre de Cunhaú, em 16 de julho de 1645, no município de Canguaretama. 

Cerca de 70 fiéis católicos participavam da missa dominical na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, quando soldados holandeses liderados por Jacob Rabbi, junto com índios Janduis e Potiguares, invadiram o local, fecharam as portas e investiram contra os colonos matando a todos inclusive o pároco, padre André de Soveral. Três meses depois de atacar Cunhaú, outro morticínio ocorreu em Uruaçu onde foram mortas 80 pessoas a mando de Jacob Rabii, em 3 de outubro de 1645. As atrocidades cometidas por Rabii tiveram fim em menos de um ano. Ele foi assassinado a tiros e golpes de espada na noite de 4 de abril de 1646.

Os mortos de Cunhaú e Uruaçu foram reconhecidos como mártires por decreto assinado em 21 de dezembro de 1998 pelo papa João II. O processo de beatificação baseou-se na obra Os holandeses no Rio Grande, do padre Paulo Herôncio de Melo. 

Apesar de terem sido cerca de 150 vítimas, apenas 30 foram identificadas sendo estes os mártires beatificados (28 leigos e os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro). Os Mártires foram declarados santos em 15 de outubro de 2017, no Vaticano, em  cerimônia de canonização presidida pelo Papa Francisco.

Compartilhe a história dos nosso Santos Potiguares!

Curta nossas redes sociais:
www.facebook.com/psmartires
www.instagram.com/psmartires
www.youtube.com/tvsantosmartires

Fonte: DOMINGUES , Joelza Ester. Massacre de Cunhaú, Rio Grande do Norte. Disponível em: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/linha-do-tempo/massacre-de-cunhau-rio-grande-do-norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário