segunda-feira, 21 de abril de 2025

Papa Francisco – A trajetória do primeiro papa latino-americano



Jorge Mario Bergoglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Filho de imigrantes italianos, Bergoglio cresceu em um lar simples e religioso, o que influenciou sua vocação desde cedo.

Formação e entrada na vida religiosa

Bergoglio ingressou na Companhia de Jesus (os jesuítas) em 1958. Foi ordenado sacerdote em 1969 e, ao longo dos anos, exerceu diversas funções como professor, reitor e provincial da ordem jesuíta na Argentina. Conhecido por seu estilo de vida humilde, usava transporte público, vivia em um pequeno apartamento e cozinhava sua própria comida.

Bispo e Cardeal

Em 1992, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires, tornando-se arcebispo em 1998. Em 2001, foi elevado a Cardeal pelo Papa João Paulo II. Ganhou destaque por sua preocupação com os pobres e sua defesa da justiça social, valores centrais em seu ministério.

Eleição como Papa

Após a renúncia do Papa Bento XVI, em um conclave histórico realizado em março de 2013, Bergoglio foi eleito o 266º Papa da Igreja Católica. Tornou-se o primeiro papa jesuíta, o primeiro das Américas e o primeiro a adotar o nome Francisco, inspirado em São Francisco de Assis, símbolo de humildade e cuidado com os pobres e com a natureza.

Pontificado

Durante seu pontificado, Papa Francisco marcou a história da Igreja com uma visão mais aberta, acolhedora e próxima das pessoas. Abordou com coragem temas como:

A pobreza e a desigualdade social;

A ecologia, com a encíclica "Laudato Si’, sobre o cuidado com a casa comum;

A necessidade de diálogo inter-religioso e a paz mundial;

Reformas na Cúria Romana e combate à corrupção na Igreja.


Ele também ficou conhecido por gestos simbólicos de humildade, como lavar os pés de detentos e muçulmanos em celebrações da Quinta-feira Santa, e por sua linguagem acessível e compassiva.

Falecimento

Papa Francisco faleceu no dia 21 de abril de 2025, no Vaticano, aos 88 anos de Idade. Deixou um legado de fé, esperança e compromisso com os que mais sofrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário