O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira (21), o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, aos 88 anos de idade. O pontífice morreu às 7h35 (horário local), equivalente às 2h35 da madrugada no horário de Brasília.
A informação foi anunciada oficialmente pelo Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida:
> “Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Jorge Mario Bergoglio, natural de Buenos Aires, Argentina, nasceu em 17 de dezembro de 1936. Ele foi eleito papa em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro pontífice latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro a adotar o nome “Francisco”, inspirado em São Francisco de Assis.
Durante seus mais de 12 anos de pontificado, o Papa Francisco foi uma das vozes mais influentes em temas sociais, ambientais e espirituais, aproximando a Igreja de fiéis ao redor do mundo por meio de uma liderança marcada pela humildade, simplicidade e diálogo.
Líderes mundiais, autoridades religiosas e milhões de católicos prestam homenagens e orações por sua alma, enquanto o Vaticano prepara os ritos oficiais de despedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário