sábado, 8 de julho de 2017

O Maranhão e sua história

Da colonização Portuguesa às invasões de Franceses e Holandeses, conheça um pouco Mais sobre a Formação de um Povo e as Riquezas culturais do Estado do Maranhão.


Ruinas da Matriz de São Mathias em Alcantara - Maranhão
CERTA VEZ, UM JOVEM VIAJANTE FRANCÊS, INSPIRADO PELA BELEZA DA CAPITAL DO ESTADO DO MARANHÃO DESCREVEU SÃO LUÍS COMO A PEQUENA VILA DOS PALÁCIOS DE PORCELANA! A explicação? São luís tem o maior conjunto arquitetônico de origem Portuguesa da América latina, como casarões no estilo europeu, cujas fachadas foram revestidas por azulejos, para diminuir o calor e a umidade dentro das casas. Mas a ideia dos portugueses acabou dando um charme especial aos casarões e se tornou uma característica marcante da arquitetura maranhanse.

Toda a história do estado, na verdade, revela uma forte ligação com Portugal, apesar de sua origem ter sido marcada por intensas disputas de território. Quando o Brasil foi descoberto em 1500, os espanhóis foram os primeiros europeus a chegarem na região onde se encontra o maranhão. Apenas 35 anos depois, os portugueses tentaram dominar o território, mas não conseguiram. Em 1612, uma missão francesa tomou posse da região, que passou a se chamar “França Equinocial” e foi nessa época que São Luís começou a ganhar forma.

Três anos depois, os portugueses reconquistaram a região e em 1621, a coroa criou a divisão territorial chamada Maranhão e Grão-Pará (Atuais Estados de Amazonas e Pará). Ainda no século XVII (17), em 1641, a Holanda também invadiu o território e também influenciou fortemente a economia da região, que ficou voltada para a produção de açúcar. Os portugueses dominaram o local definitivamente três anos depois e em 1774, ocorreu a separação do território do Grão-Pará para os Estados de Amazonas e Pará.

A influencia de Portugal era tão grande que o estado só aceitou independência do Brasil (ocorrida em 7 de setembro de 1822), em 1823, após uma luta armada.

Além da riqueza, arquitetônica herdada do período colonial. Maranhão é conhecido por sua gastronomia típica deliciosa, belezas naturais e cultura efervecente. O folchore, a tradição e a religiosidade são bem fortes no estado e se manifestam em festas populares como o Cordão de Reis, a festa do Divino e a tão conhecida Bumba-Meu-Boi, celebrada no dia de São João.

As danças típicas Maranhanses variam um Pouco conforme a Região do Estado. Bambae de caixa, por Exemplo, é uma dança composta por 12 casais, que ora ficam de frente, ora de costas um para o outro, e exibem passos rápidos e variados. Outra dança típica, cacuriá, tem sua origem nas festividades do divino Espirito Santo, onde os participantes dançam em pares em uma roda, ao som de Instrumentos de Percursão.

Menino Brincando nas Celebrações do Bumba-Meu-Boi

Os Famosos Azuleijos que Embelezam a Cidade de São Luis no Maranhão
Além da capital do Estado do Maranhão, São Luís e dos Lencóis Maranhenses (Que Você Conheceu um Pouco na Materia Viagem – O Caribe no Nordeste?). alcantara é outro polo turístico do estado. Alcantara é conhecida como “a cidade que parou no tempo”. Alcantara gaurda em suas ruinas a memoria de um passado muito rico. A cidade era um centro comercial de extrema importância que teve seu apogeu com as lavouras de cana de açuçar e de algodão durante o século XVIII (18). Hoje, guarda um conjunto com mais de 300 Construções coloniais com Igrejas, Palacios, Sobrados e a Matriz de São Mathias, um dos Cartões Postais da Cidade.

Das Construções Coloniais às Manifestações Folcloricas, o Maranhão é, sem duvida, um Estado com Muita História Para Contar!!!

POR REDAÇÃO - Para a Revista Mulher Brasileira - Acesso em 05 de Agosto de 2014 - Numero 09 - Uma Publicação do Grupo Petrobras "Liquigas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Poço Branco (RN): Mercadinho e Padaria Aliança tem Promoção pra você!

  Bom dia Cliente Amigo! PROMOÇÃO DE HOJE!  *BOLACHINHA AMANTEIGADA R$ 0.99* Super deliciosa e macia 😋  Corre para a Padaria e ...