segunda-feira, 6 de junho de 2016

Escova gasta pode danificar dentes e gengiva


Autor: LUIZ CARLOS BATISTA TEIXEIRA
Fonte: Site Leitura Social - http://www.leiturasocial.com.br/


É preciso ficar atento para saber se sua escova está sendo uma aliada ou vilã para sua saúde bucal. Quando as cerdas estão gastas e abertas podem passar a machucar a gengiva
É preciso ficar atento para saber se sua escova está sendo uma aliada ou vilã para sua saúde bucal. Quando as cerdas estão gastas e abertas podem passar a machucar a gengiva
Foto: Shutterstock
SAIBA MAIS
·        

·        

Não existe um prazo exato para trocar a escova de dentes, tanto que elas não vêm com prazo de validade na embalagem. Mas é preciso ficar atento para saber se sua escova está sendo uma aliada ou vilã para sua saúde bucal. Quando as cerdas estão gastas e abertas podem passar a machucar a gengiva.

É muito comum receber pacientes com problemas de retração gengival causada pelo uso de escovas de dente gastas?, diz a dentista Tatiane Machado Buscarilli, da clínica Sorridents. Quando isso ocorre, a gengiva se desloca e deixa a raiz dos dentes exposta. A consequência disso é a sensibilidade dentinária.

Não é só a gengiva que sofre com as cerdas danificadas. É quase automático as pessoas aumentarem a força que aplicam sobre a escova quando já está gasta. Com isso, ocorre um desgaste por atrito na superfície dos dentes. ?Com quatro meses de utilização correta, as cerdas já estão gastas, por isso recomendamos a troca a cada três ou quatro meses?, afirma Buscarilli.

As cerdas da escova devem ser escolhidas com cuidado, pois, mesmo quando novas, se não forem as ideais para o dente, podem danificá-lo. Normalmente, opta-se por cerdas macias, que também limpam os espaços entre a gengiva e os dentes. Isso porque, ao contrário do que se pensa, as cerdas duras, em vez de limpar melhor, também provocam retração gengival e desgaste dos dentes. A qualidade da limpeza está diretamente ligada à forma como a escovação acontece. Segundo a especialista, o mais indicado é que a escovação seja feita com movimentos circulares e contínuos, sem muita força para não causar lesões.

Acerte o tamanho
Para cada indivíduo existe uma escova dental mais indicada. Isso porque a escova tem que se adaptar ao tamanho da boca e da arcada. Uma dica para escolher qual o modelo ideal é ver se a cabeça da escova alcança os dentes do fundo.

Escova elétrica
A escova convencional não perde em nada para a elétrica. Apesar de o barulhinho lembra o dentista e isso faz com que se pense que a limpeza é melhor, este modelo só é indicado para pessoas que tenham problemas motores. É muito comum os pacientes chegarem ao consultório com este tipo de escova, que muitas vezes até custa mais caro, mas se for mal utilizada, a escova elétrica pode trazer problemas, como lesões. explica a dentista.

Cinco dicas para a escolha da escova de dentes

1-            As cerdas sempre devem ser macias, para não causar lesões.

2- A cabeça da escova deve se adequar ao tamanho da sua boca para limpar bem, inclusive, os dentes localizados ao fundo da boca.

3- Sempre que as cerdas estiverem abertas, é sinal de que a escova deve ser trocada.

4- Nunca escove os dentes com muita força para não causar lesões na gengiva e nos próprios dentes.

5- A escova elétrica somente é indicada para pacientes que tenham algum problema motor e não consigam escovar os dentes corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Poço Branco (RN): Mercadinho e Padaria Aliança tem Promoção pra você!

  Bom dia Cliente Amigo! PROMOÇÃO DE HOJE!  *BOLACHINHA AMANTEIGADA R$ 0.99* Super deliciosa e macia 😋  Corre para a Padaria e ...