segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

BARRAGEM DE POÇO BRANCO: " UM GIGANTE ADORMECIDO"

BARRAGEM E CIDADE DE POÇO BRANCO - RN


Amigos, vejam a imagem aérea de nossa querida e amada cidade de Poço Branco. Agora atentem bem, com olhar mais "empreendedor", para  nossa barragem, vista de cima (foto aérea). Trata-se de verdadeiro "um gigante adormecido".
Ela tem enorme potencial para gerar muitos e muitos empregos e renda, através do aproveitamento  o potencial dela própria, o que irá  de vez aquecer a nossa economia local, especialmente em relação ao aumento das vendas em nosso comércio e na prestação de serviços.
Não é razoável continuar pensando nossa barragem apenas para contenção de águas - finalidade maior para a qual ela foi criada, à época. Podemos explorar todo o seu potencial de várias formas, se não vejamos:

1. Viabilizar de vez o turismo a partir da implementação de um bom  projeto arquitetônico- no entorno da barragem e na Casinha (imagine uma sequência de quedas dágua e um belo projeto de jardinagem?)", embelezando-a e tornando-a uma das mais atraentes do RN e o  melhor ponto turístico do Mato Grande - e aí quantas pousadas e até hotéis serão abertos em nossa cidade? quem será capaz de contabilizar a grande quantidade de turistas que nos visitarão?

2. Viabilizar o turismos ecológico e histórico/cultural, a partir do aproveitamento de nossas riquezas naturais (nossas tanques do Iandú, trilhas ecológicas... e o turismo religioso, então?);

3. Proporcionar a agricultura irrigada de frutas e agricultura irrigada de subsistência (feijão, milho, etc);

4. Criar tilápia em Tanque -redes.Existe um estudo da UFRN no qual atesta que a água de nossa  barragem é de altíssima qualidade para se criar esta espécie de peixe- para se ter uma ideia, ocupando-se apenas 1% da lâmina dágua - e fora do setor de banhistas -, pode-se implantar cerca de 4.000 "gaiolas", gerando aproximadamente 200 empregos diretos;

5. Incentivar a melhoria da produção de peixe e suas maior diversidade, dando mais oportunidades de empregos e forma de ganhar dinheiro aos pescadores;

6. Ainda, no campo do turismo, viabilizar um passeio de barco, devidamente autorizado pela marinha e com todos os equipamentos de proteção e segurança, para conhecer Poço Branco Velho e como se deu a construção da atual cidade - tudo isso liderado e apresentado por um guia turístico profissional.
Isto é só um exemplo de algumas potencialidades que este "gigante adormecido possui". Mas existem várias outras. É mais empregos para guias turistas; é mais empregos para  pescadores, mototáxis, empregados de pousadas, hotéis, comércio e prestadores de serviços. Nosso Município não pode e não deve depender só de Prefeitura, Estado e INSS. Podemos mais, muito mais!!!
Um veremos isso tudo acontecer e , quem sabe, este dia pode estar mais perto que longe...#EU ACREDITO e vc?!!

Um abraço

EDINHO
Vereador de Poço Branco

Matéria publicada em 15 de dezembro de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Poço Branco (RN): Mercadinho e Padaria Aliança tem Promoção pra você!

  Bom dia Cliente Amigo! PROMOÇÃO DE HOJE!  *BOLACHINHA AMANTEIGADA R$ 0.99* Super deliciosa e macia 😋  Corre para a Padaria e ...