quarta-feira, 12 de junho de 2024

A VERDADE SOBRE O ARROZ



O que eu vou escrever aqui não são opiniões, mas sim o resultado de algumas buscas que você pode fazer no google para entender PORQUE O ARROZ ESTÁ TÃO CARO! Se gostar do trabalho COMPARTILHE, PRINTE, mande para as pessoas.

O primeiro passo para isso é pesquisar por CONAB. Ao entrar no site deste ORGÃO DO GOVERNO FEDERAL, você vai descobrir que ele existe com este nome desde 1990, porem as práticas de outros órgãos análogos remetem ao ano de 1906, 118 anos atrás.

Para que o CONAB SERVE?

Para BAIXAR O PREÇO DOS GRÃOS MAIS IMPORTANTES DO PRATO DO BRASILEIRO. O Governo sempre possuiu algum tipo de órgão responsável pela compra e estocagem de grãos para por em prática a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Produtos que fazem parte da CONAB hoje: Arroz, Milho, Açúcar, Algodão, Café, Farinha de Mandioca, Feijão Trigo, entre outros. 

E como ele funciona?

O Governo compra e estoca grãos, vendendo nos mercados APENAS QUANDO OS ESTOQUES ESTÃO BAIXOS E OS PREÇOS AUMENTAM, fazendo com que os preços baixem. Lei da oferta e demanda (quando muita gente quer um produto que está esgotando, seu preço sobe, e vice-versa).

Sabendo disso, vamos ao site do CONAB analisar os números de estoque para entender o que os governos têm feito sobre isso. Você vai acessar o menu ESTOQUES e ESTOQUES PÚBLICOS, descendo a página você baixa o PDF do relatório mais atual dos ESTOQUES POR PRODUTO.

Quando estava escrevendo este texto o relatório mais atual era de ABRIL DE 2024 (link no primeiro comentário).

Ao analisar o gráfico da página 8 sobre o arroz fica claro o desmonte deste programa pelos governos a partir de 2014, sendo congelado a partir de fevereiro de 2019 até novembro de 2021 (quase 3 anos), e depois fazendo uma limpa até o fim de 2022, ATINGINDO O ZERO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA.

Buscando no google "CONAB GOVERNO BOLSONARO 2020" você vai descobrir que o estado não só se desfez do estoque como FECHOU E VENDEU SILOS E GALPÕES (total de 27 unidades) onde eram feitos os estoques EM BOA PARTE DO BRASIL! Então temos  menos locais para estocar grãos do governo agora.

Já na busca "CONAB GOVERNO LULA 2023" você vai descobrir que o governo recomeçou a investir no programa, em julho de 2023, 400 milhões. Segundo o jornal bozonarista Gazeta do Povo "esse valor nem faria cócegas" (trecho do título da matéria).

AS CHEIAS DO RIO GRANDE DO SUL AFETAM O PREÇO DO ARROZ?

Com a busca "O RIO GRANDE DO SUL PRODUZ ARROZ?" vamos encontrar o dado de que o estado produz 70% do arroz consumido no país, então é normal pensar que: SIM. Logo uma das medidas anuncias pelo governo foi dizer que iria importar arroz.

MAS COMO ESTAVAM OS ESTOQUES DE ARROZ NO RIO GRANDE DO SUL ANTES DAS CHEIAS?

Essa pesquisa necessita da ferramenta do 'filtro por data' para ver as matérias de JANEIRO DE 2024. Lá vamos descobrir em vários sites, entre eles GLOBO RURAL e PLANETA ARROZ. Matérias que dizem "Com estoques reduzidos, preços do arroz devem seguir firmes em 2024" (títulos da matéria).

AINDA BEM QUE O GOVERNO VAI IMPORTAR ARROZ ENTÃO?

Sim, ao meu ver. Porém temos uma outra notícia muito intrigante. E aqui que começo a opinar sobre. Vem comigo.

Notícia de 09/05 no G1 "'Arroz que está colhido garante o abastecimento do país', diz presidente da federação de agricultura do RS" (título da matéria). Que diz que 80% do arroz produzido pelo RS foi colhido e está seguro.

Vamos agora dar nossa opinião. As manchetes de antes da cheia dizem que os estoques estavam escassos (justificando o preço alto), e depois da cheia dizem que são suficientes e não vai faltar pra ninguém. O que isso me faz pensar? Que a federação de agricultura do RS, chamada de FARSUL, simplesmente escondia estoque de arroz para aumentar seu preço, tirando proveito do desabastecimento da CONAB (e justificando para nós porque este órgão é tão importante). Mas ao ver que o governo federal irá importar arroz e vendê-lo tabelado a R$ 4,00 por Kg começou uma campanha contra a importação para ser o único a vender o produto À PREÇOS ABUSIVOS PRATICADO A MESES!

Esta é a verdade sobre o arroz, compartilhe com seus contatos.

Um comentário:

  1. O RELATÓRIO CITADO, FAÇA O DOWNLOAD:
    https://www.conab.gov.br/estoques/gestao-dos-estoques-publicos

    MATÉRIA DE JANEIRO DE 2024

    https://globorural.globo.com/agricultura/arroz/noticia/2024/01/com-estoques-reduzidos-preos-do-arroz-devem-seguir-firmes-em-2024.ghtml

    MATÉRIA DE MAIO DE 2024
    https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2024/05/09/arroz-que-esta-colhido-garante-o-abastecimento-do-pais-diz-presidente-da-federacao-de-agricultura-do-rs.ghtml

    ResponderExcluir