Na Última Terça feira, dia 25 de Junho de 2024, uma equipe de técnicos de uma empresa terceirizada, prestadora de serviços ao DNOCS, fez uma visita técnica a barragem de Poço Branco. Segundo informações, a intenção foi verificar as condições operacionais das antigas comportas (na torre) e das válvulas dispersoras de saída (na área da casinha).
Após esta visita, os técnicos prometeram entregar ao DNOCS um relatório sobre as condições gerais dos equipamentos visitados para que o órgão - responsável pela conservação da estrutura física da barragem, tome as providências visando realizar as manutenções necessárias.
Os técnicos informaram que necessitarão visitar a barragem de Poço Branco com mais frequência, pois estando com 100% do seu volume, ela precisa ser vistoriada sempre que possível. “Não viemos aqui para fechar as comportas, até porque atualmente não tem como fecharmos as comportas com a barragem cheia e porque existem danos a consertar. Entendemos a preocupação da população que, ao ver uma equipe do DNOCS, já imagina que iremos abrir as comportas, mas isso não é verdade”.
O DNOCS concluiu recentemente as obras de recuperação e modernização da barragem Banabuiú, no Ceará, a um custo de R$29 milhões. Os trabalhos foram iniciados no final de 2021 e finalizados este ano. Foram recuperadas as comportas e os equipamentos de acionamento, além da implantação de novas válvulas dispersoras automatizadas.
É isso que, há muitos anos, precisa ser feito na barragem de Poço Branco, mas só é possível fazer este serviço no período de estiagem – jamais quando a barragem estiver cheia.
COM INFORMAÇÕES: BLOG DE POÇO BRANCO (Página no Facebook)
Nenhum comentário:
Postar um comentário