terça-feira, 24 de outubro de 2017

Do Fundo do Baú: Seu Manoel Venâncio Nunes

O casal Manoel Venâncio e Da. Maria mostra vitalidade e saúde (foto recente)
MANOEL VENÂNCIO

Dentre tantas tradições que o povo de Poço Branco cultivou (e cultiva) não devemos esquecer as romarias ao Juazeiro do Norte – a terra do Padre Cícero. Os tempos áureos da romaria foram marcados pelas caravanas que o Sr. Manoel Venâncio Nunes organizava. Até meados dos anos 90, Manoel Venâncio (e muitos romeiros do RN) realizava as romarias apenas nos meses de dezembro ou janeiro, embora a época de grande fervor dos visitantes do Padre Cícero está entre os meses de março e julho (aniversários de nascimento e morte do padre, respectivamente).

Durante muitos anos, especialmente no período em que esteve à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço Branco, Manoel Venâncio chegou a comandar até oito ônibus lotados (cerca de 370 pessoas) rumo à cidade cearense – seguramente o recordista entre os agenciadores de viagens de romeiros poço-branquenses. Há vinte anos, esse ilustre poço-branquense deixou suas origens para acompanhar a família e foi morar no interior de São Paulo – deixando saudade em todos seus amigos.

Nos dias atuais, a visita ao Padre Cícero ainda faz parte da crença religiosa dos poçobranquenses – só que de forma muito mais moderada. A tradição de viajar ao Juazeiro do Norte quase desapareceu e não alcançou, em sua maioria, as gerações familiares seguintes. É o caso da poço-branquense Maria Francisca Barbosa (70). Ao Blog, Da. Maria afirmou que sente muita saudade das romarias comandadas por Manoel Venâncio, pois a viagem era certa, era ansiosamente esperada e se tornara quase obrigatória entre as famílias. Da. Maria contou ainda que viajou ao Juazeiro do Norte 14 vezes (apenas três delas com outros agenciadores) e lamenta que seus filhos e netos não possuam a mesma crença que ela herdou de seus pais e parentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Poço Branco (RN): Mercadinho e Padaria Aliança tem Promoção pra você!

  Bom dia Cliente Amigo! PROMOÇÃO DE HOJE!  *BOLACHINHA AMANTEIGADA R$ 0.99* Super deliciosa e macia 😋  Corre para a Padaria e ...