Entre muitos dos grandes nomes de nossa história a
quem não foi dado o merecido reconhecimento, podemos citar o de Augusto Severo
de Albuquerque Maranhão. Nascido em Macaíba, interior do Rio Grande do Norte,
em 11 de janeiro de 1864, Augusto teve um importante papel nos primórdios da
engenharia aeronáutica de nosso país.
Seu primeiro invento considerável foi o dirigível
Bartholomeu de Gusmão. O Governo brasileiro custeou a fabricação desse modelo
após ouvir opiniões favoráveis de professores da Escola Politécnica do Rio de
Janeiro sobre a tecnologia que seria ali aplicada. O dirigível, fabricado na
Europa em 1892, ganhou esse nome em uma homenagem ao inventor Bartolomeu de
Gusmão, que em 1709, apresentou à corte portuguesa um pequeno balão de ar
quente.
Somente em 1893, o dirigível Bartholomeu de Gusmão
chegou ao Brasil, realizando as suas primeiras ascensões um ano depois. Uma
curiosidade: as estruturas rígidas foram construídas com o uso de bambu. Apesar
de toda uma tecnologia considerável para a época, o dirigível teve vida curta e
já em seu primeiro voo, livre de qualquer tipo de amarras, a estrutura de bambu
não aguentou e se partiu, levando o inventor a aperfeiçoar os seus estudos para
uma futura empreitada.
Em 1902, Augusto Severo reuniu todos os seus
recursos financeiros e ainda pediu dinheiro emprestado a amigos para
desenvolver o novo dirigível: o PAX. O nome era um retrato de sua crença de que
tal instrumento poderia evitar guerras entre as nações.
Com tecnologia mais avançada que a de seu
antecessor, o PAX sobrevoou, em 12 de maio daquele ano, os céus de Paris por 10
minutos, chegando a realizar círculos fechados, desenhando figuras em forma de
oito nos ares da capital francesa diante de uma multidão entusiasmada. Porém,
quando se encontrava mais ou menos a altura de 400 metros, o aparelho foi
envolto em chamas e explodiu poucos segundos depois, projetando Augusto e seu
mecânico de bordo, o francês George Sachêt para o solo. Os dois morreram carbonizados
e os restos do dirigível caíram na avenida du Maine. Esse terrível acidente
causou forte impacto em toda a Europa e tornou Augusto um ‘Mártir da Tecnologia
Aeronáutica’.
Em homenagem ao inventor brasileiro, a cidade de
Paris batizou uma de suas ruas com o nome ''Augusto Severo'' e no local do
desastre há uma placa de mármore com os dizeres: "À la memoire de
L`Aéonaute Brésilien AUGUSTO SEVERO et de son mécanicien français GEORGE SACHÊT
Chute du dirigible PAX - Av du Maine. Le 12 mai de 1903".
Apesar do seu trágico destino, a configuração
proposta por Severo, de um dirigível semirrígido, foi revolucionária e
influenciou o desenvolvimento dos dirigíveis nas décadas seguintes.
Fonte: Fatos Históricos Brasileiros
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