Destacada por sua
robustez e qualidade dos produtos, a marca Scania marcou presença na frota das
empresas de Natal e da região metropolitana.

Apesar da pouca quantidade, a
presença da Scania em Natal foi marcante e inesquecível, rendendo boas
lembranças a quem viu de perto os veículos na frota e se destacando na história
do transporte urbano de Natal.
A partir dos anos 80, com a produção
de motores para ônibus na chamada “Série 2” da Scania, Natal já recebeu
veículos da marca. Em 1988, as empresas Transportes Guanabara e Cidade do Sol
receberam unidades do modelo Amélia, fabricado pela montadora Caio, com o chassi
Scania F112HL. Na ocasião, foi feito um almoço de solenidade com a presença do
então prefeito de Natal, empresários e jornalistas.
Os ônibus tinham o eixo dianteiro
recuado da extremidade do chassi, o que tornava a marca do F112, aliado a robustez
de veículo extrapesado, e foram os representantes iniciais da Scania em Natal.
Na
década de 1990 tornou-se mais comum a presença da Scania em Natal, a partir do
seu chassi lançado em 90: o F113HL. Em Natal e na região metropolitana, o
veículo esteve presente nas empresas Guanabara, Conceição, Santa Maria,
Riograndense, Oceano, Campos e Brandão.
Guanabara:
A empresa fez compras do chassi
F113HL nas carrocerias Vitória e Alpha, da montadora Caio. Os Vitórias chegaram
à empresa no ano de 1990, e os Alphas em 1996 – estes, direcionados
inicialmente à operação da região metropolitana.
Santa Maria:
A Santa Maria também teve o Scania
F113HL na frota de Natal. Os veículos vieram usados de outras empresas do mesmo
grupo empresarial, e já passaram a operar as linhas de Eucalíptos após os anos
2000.
Riograndense:
Na Riograndense, a compra dos F113HL
foi no ano de 1994, em ônibus da carroceria Urbanus, montado pela Busscar.
Inicialmente, operavam linhas da região metropolitana, e posteriormente foram
direcionados para as linhas urbanas. Eles também foram os últimos a se
aposentar – em 2012, quando a empresa encerrou suas operações em Natal.
Campos:
Uma unidade da Scania F113HL fez
parte da empresa Campos, adquirida em 1997, que encerrou suas operações em
2014. A empresa teve um Urbanus, fabricado pela Busscar.
Brandão:
Também há registro de uma unidade da
empresa Brandão, que operou a linha Natal/Ceará-Mirim até o ano de 2006.
Trata-se de um Torino, fabricado pela Marcopolo.
Oceano:
A Oceano, empresa operadora de linhas
metropolitanas pertencente à Guanabara, foi a última empresa a receber a Scania
F113HL em sua frota dentre as operadoras da região metropolitana.
O veículo foi
remanejado da Guanabara – que coincidentemente, já tinha operado as linhas da
região metropolitana quando ainda não era Oceano, mas apenas Guanabara.
Trata-se de um dos Alphas, da montadora Caio, que operou linhas até meados de
2010.
Houve ainda uma unidade deste modelo
presente na frota da empresa Nossa Senhora da Conceição.
Atualmente, já não há mais veículos
da marca em nossa frota.
Fonte: unibusrn.com
Fotos: Acervo UNIBUS RN / Emanuel Santos / Ônibus
Brasil
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